Balneário Camboriú

Santa Catarina, em especial o litoral, deu um salto no padrão de qualidade e na quantidade dos imóveis construídos nos últimos anos. O milionário mercado de empreendimentos de luxo tem atraído a atenção de vários investidores para o estado.

A Capital Catarinense do turismo vem crescendo em ritmo acelerado. Sendo considerada hoje o 6º destino nacional de turismo/praia e o 6º destino turístico internacional. (Fonte: Sec Turismo BC).

Embora sua população fixa seja de cerca de 120 mil pessoas, tem uma forte população flutuante. Chega a receber um milhão de pessoas durante o verão. A cidade tem o maior crescimento, a mais alta renda familiar, é a segunda melhor cidade para se viver no estado, e está próxima aos mais importantes centros de Santa Catarina.

Além de uma explosão no mercado imobiliário, ganhou cara de cidade grande, com restaurantes sofisticados, shopping centers, boutiques de grandes marcas, vida noturna, hotéis de luxo, spas e resorts. A construção da Marina Tedesco, considerada uma das mais modernas do Brasil com 500 vagas para embarcações de até 90 pés, deu força extra ao perfil classe A.

Com apenas 46 quilômetros quadrados de área total, Balneário Camboriú reúne uma das maiores concentração de empreendimentos residenciais de luxo do país. A Avenida Atlântica tem hoje um dos metros quadrados mais caros de Santa Catarina.

Os empreendimentos de alto padrão variam de R$ 1 milhão a R$ 8 milhões. Este mercado impulsiona conseqüentemente o segmento da construção civil na cidade, tornando Balneário Camboriú em uma referencia do setor em todo sul do Brasil.

Praia Central
Vista Panorâmica da Av. Atlântica
 

Quem foi Higino Pio

Hoje, a cidade de Balneário Camboriú e junto o Estado de Santa Catarina deve-se ao mérito de um homem que cujas características impetuosas foram a sua coragem, ousadia e determinação, que contribuíram para um processo de edificação e construção de uma cidade que é referencial na busca por qualidade de vida.

Higino João Pio foi eleito no ano de 1965 por voto popular como primeiro prefeito da cidade de Balneário Camboriú. Natural de Itapema/SC, veio residir em Balneário Camboriú em 1952, estabelecendo-se como comerciante: iniciou com um pequeno comércio no ramo de secos e molhados, o qual desenvolveu tornando-se um grande comerciante em diversas atividades, tais como; hotelaria e grande atacadista no gênero alimentício, o que contribuiu grandemente para a sua popularidade, tornando-se participante ativo dos movimentos políticos e sociais da comunidade e com certa liderança.

Seu nome foi então o primeiro a ser lembrado para concorrer na primeira eleição para prefeito do município. Haja vista as dificuldades da época, Pio é considerado o prefeito que mais contribuiu para o progresso do Município, que nenhum recurso dispunha na época.

Durante a sua gestão, revelou-se grande administrador, e entre as suas principais obras podemos destacar:

  • Levantamento aéreo fotogramétrico, o que consideramos o primeiro passo que tomou para sua administração.
  • Serviço de abastecimento de água no Município. Obra que apesar das dificuldades, a fez em tempo recorde de 90 dias.
  • Implantação do muro de arrimo numa extensão de 6.300 metros lineares, permitindo a construção da Avenida Atlântica em toda sua totalidade.
  • Arborização e iluminação da Avenida Atlântica.
  • Pavimentação da Avenida Brasil e Avenida do Estado.
  • Construção da Escola Básica Ivo Silveira e também escolas no interior do Município: Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Mato Camboriú.
  • Construção do novo cemitério da Barra e Mato Camboriú.
  • Aquisição de áreas para o serviço de abastecimento de água, Feira Livre, escolas, postos de saúde e outras.
  • Implantou a primeira biblioteca publica do Município, e a Biblioteca da escola básica João Goulart, e de quase toda a rede escolar do município.
  • Organizou as ruas e bairros da cidade, quanto à nomenclatura.

Higino João Pio faleceu no dia 03 de março de 1969, em pleno exercício do cargo de prefeito, deixando uma lacuna irreparável, irrepreensível.

Higino João Pio
Vista Aérea Pontal Norte - Década de 70
Baln. Camboriú - Verão década de 70
 

* Fotos cedidas pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú